Cinema e sala de aula: como utilizar o audiovisual a favor do ensino?

Cinema e sala de aula: como utilizar o audiovisual a favor do ensino?

“Embora os filmes façam parte do nosso cotidiano dentro e fora das escolas, saber decodificá-lo requer aprendizado e aprofundamento”.

“Embora os filmes façam parte do nosso cotidiano dentro e fora das escolas, saber decodificá-lo requer aprendizado e aprofundamento”.

“A produção cinematográfica está em constante diálogo com nosso imaginário e utiliza-se de recursos técnicos e estéticos para criar uma narrativa visual que, além de nos entreter, expande nossos sentidos e concepções de mundo. E embora as imagens em movimento façam parte do nosso cotidiano dentro e fora das escolas, saber decodificá-la requer aprendizado e aprofundamento”. É o que afirma a estudiosa do assunto, Karla Bessa, que esteve em Uberlândia para ministrar o minicurso “Formação em cinema e audiovisual em sala de aula”, para professores da Escola da Cidade.
Bessa é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU e professora da Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e conta que a estratégia do minicurso foi de aproximar os professores às ferramentas de leitura estética e política da linguagem cinematográfica. E a partir disso, estabelecer os possíveis diálogos com as respectivas disciplinas e áreas de conhecimento de cada professor participante.
“O minicurso teve como objetivo principal pensar as relações entre imagens e imaginários. A proposta geral foi de aprimorar a percepção e concepção dos professores do que é um ponto de vista e os modos de produção da visualidade e do visível na tela. Assim, iniciamos a conversa a partir de um texto básico, escrito por Vitória Fonseca, sobre o ensino de história a partir de filmes históricos, e ampliamos o debate com referências trazidas por Jacques Aumont sobre ‘A estética do filme’, Marcel Martin sobre ‘A Linguagem Cinematográfica’ e das questões sempre atuais de Edgar Morin sobre as relações entre ‘O Cinema ou O Homem Imaginário’”, detalhou Karla.
Para a diretora pedagógica da Escola da Cidade, Esther Guimarães, a formação com Karla Bessa foi uma oportunidade ímpar para os professores expandirem conceitos sobre como utilizar o cinema e o audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. “No minicurso proferido, de forma bastante construtiva, a professora Karla trabalhou conceitos e práticas da construção ensino-aprendizagem tendo como referência o filme brasileiro “Sonhos Tropicais- A Revolta das Vacinas”. O momento foi bastante reflexivo e pretendemos manter a cultura de formação profissional e pedagógica na nossa escola, trazendo mais experiências como esta ao longo do ano letivo”, comentou.

Bibliografia do minicurso ‘Cinema e audiovisual em sala de aula’:
-Fonseca, Vitória. Cinema e Ensino de História entre Debates e Práticas. Revista História, Histórias, volume 5, número 9, jan/jul.2017).
-Aumont, J. & ali. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1994.
-Martin, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro. 2005. 3ª. Edição.
-Filme analisado: Sonhos Tropicais – Direção: André Sturm

Mais sobre a Escola da Cidade
Estudar na Escola da Cidade é como aprender e encantar-se sobre a vida e as coisas da vida. Educadores qualificados desenvolvem um grande Projeto Construtivista e democrático em seus diversos espaços pedagógicos de interação e ludicidade, e promovem a construção do conhecimento por meio da pesquisa-ação em todas as áreas com sensibilização para questões socioambientais e culturais. Do Berçário ao Ensino Básico e Fundamental, cada etapa do desenvolvimento psicopedagógico do aluno é cuidada para que eles, ao brincarem, aprendam, e ao aprender, amem e sejam amados, ao mesmo tempo em que são preparados para uma convivência harmoniosa com os desafios encontrados em seu cotidiano. Em 2018, a escola completa 30 anos e o tema de sua proposta pedagógica, escolhido democraticamente em assembleia por alunos, pais e educadores, é ‘A origem de todas as coisas’. Para saber mais, acesse: www.escoladacidade.com.br ou redes sociais @escoladacidade

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos