Como as emoções podem afetar nossa saúde física?

Como as emoções podem afetar nossa saúde física?

Cada vez mais pesquisas comprovam que as emoções são determinantes para nossa saúde física. E não é difícil perceber isso, pois elas podem ter um efeito muito tangível sobre nosso corpo.

Podem as emoções determinar nossa saúde física?

Cada vez mais pesquisas comprovam que as emoções são determinantes para nossa saúde física. E não é difícil perceber isso, pois elas podem ter um efeito muito tangível sobre nosso corpo.
Por exemplo: quando você sente uma emoção, se prestar atenção à sensação, vai notar que você sente isso em algum lugar de seu corpo. Pode ser no estômago, no peito, na garganta, cabeça, ou em qualquer outro lugar. Esta sensação é uma reação biológica. Sensações de raiva, medo, depressão, ansiedade, solidão, rejeição, etc, são resultados das combinações de hormônios do estresse, como o cortisol e adrenalina. Já as sensações de amor, paz, bondade, gratidão e outras emoções positivas são causadas por elementos químicos muito diferentes, que incluem endorfinas.
E todo esse coquetel de elementos químicos que inundam nossa corrente sanguínea faz mais do que causar sensações que reconhecemos como emoções. Ele aciona certas respostas fisiológicas no corpo: um dos produtos químicos produzidos no sentimento de bondade é a oxitocina. A medida que se desloca através da corrente sanguínea, a oxitocina é absorvida, resultando em um produto químico que dilata os vasos sanguíneos. Isto significa que sempre que você está sentindo bondade, os vasos sanguíneos são dilatados – o que baixa sua tensão arterial. No longo prazo, estar num estado de bondade pode ajudar a reduzir o endurecimento das artérias e as doenças cardíacas.
A massoterapeuta, Francine Rezende, vivencia isso todos os dias na prática de seu trabalho no Caminho Zhi, um espaço de tratamento do corpo e sua relação com as emoções. “É possível criar uma co-relação bem direta das dores que as pessoas sentem em seus corpos com as emoções que estão vivenciando”, afirma.
Para ela, não há dúvidas. As emoções são quem comandam nossa mente e nosso corpo e por isso o cuidado com elas é fundamental e deve ser constante. “Através das terapias integrativas que trabalham as emoções e o corpo ao mesmo tempo é possível resgatar o equilíbrio do organismo, inclusive, eliminando as toxinas que vão ficando presas em nossos órgãos, tecidos e músculos”, completa.
Clara Miranda é bancária e há alguns meses realiza semanalmente sessões de massoterapia com Francine. “Eu percebo realmente um relaxamento maior, principalmente no meu psicológico, que resulta em uma melhora para o meu corpo como um todo”, confirma.

Saiba mais sobre o Caminho Zhi – Terapias Integrativas
É um espaço de tratamento do corpo e sua relação com as emoções, criado para quem anseia por uma vida mais harmoniosa e acredita na integralidade do corpo, mente e alma. Técnicas oferecidas de forma integrada e individualizada: Shiatsu, Reflexologia, Pedras Quentes, Ventosaterapia, Massagem Relaxante, Alongamentos da Tai Massage, e Argiloterapia.
*Atendimento em Araguari: Alameda Eduardo Alves da Silva, 170 – Sibipiruna
*Atendimento em Uberlândia: Rua Johen Carneiro, 367 – Lídice
*Contato: (34) 9.8831-7238

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos