Doentes reumáticos devem vacinar-se contra vírus da gripe

Doentes reumáticos devem vacinar-se contra vírus da gripe

Vacinação gratuita vai até dia 30 de maio.   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população é infectada anualmente pelo vírus influenza e 1,2 bilhão de pessoas apresentam risco elevado para complicações decorrentes da doença. Entre elas, 385 milhões são idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões são crianças

Vacinação gratuita vai até dia 30 de maio.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população é infectada anualmente pelo vírus influenza e 1,2 bilhão de pessoas apresentam risco elevado para complicações decorrentes da doença. Entre elas, 385 milhões são idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões são crianças e 700 milhões são crianças e adultos com alguma doença crônica.

Assim, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é de consenso mundial a indicação da vacina influenza anualmente para pacientes com doenças reumáticas. Apesar disso, estudos apontam para taxa de cobertura vacinal inferior a 50% na maioria dos países para esse grupo de pessoas.

 

Qual a importância de se vacinar?

O reumatologista, Carmo de Freitas, explica que um vírus pode sofrer mutação e trazer infecções mais sérias porque não encontra uma população protegida por exposições anteriores. “As vacinas influenza disponíveis no Brasil, trivalente ou quadrivalentes, são todas inativadas (de vírus mortos), portanto, sem capacidade de causar doença e sem restrições de uso em pessoas com doenças reumáticas e autoimunes. Essas pessoas têm indicação de vacinação reforçada porque fazem parte do grupo mais propensos a desenvolver formas graves da doença”, alerta o médico.

A vacina contra influenza 2019 está sendo oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações na Rede Pública de Saúde.

 

Sobre o reumatologista

Carmo Gonzaga de Freitas foi o primeiro reumatologista da região do Triângulo Mineiro e co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia (MG). Atualmente, representa Minas Gerais e o Brasil em investigações clínicas e laboratoriais, encontros e congressos internacionais, com destaque para sua participação anual na EULAR – Liga Europeia de Reumatologia. Consultório: Av. Vasconcelos Costa, 962 – Bairro Martins – Uberlândia – (34) 3236-8344

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos