Fórum de Cultura e Faec apresentam propostas da Cultura ao Plano Diretor

Fórum de Cultura e Faec apresentam propostas da Cultura ao Plano Diretor

Após trabalho de voluntários do Fórum, Conselho de Cultura e profissionais da Faec, diretrizes da cultura serão apresentadas a secretários do Governo Municipal. O Fórum Permanente de Cultura de Araguari (FPC Araguari) apresenta na próxima sexta-feira (14) as propostas do setor Cultural para o Plano Diretor do Município. O momento, aberto a sociedade civil, acontecerá

Após trabalho de voluntários do Fórum, Conselho de Cultura e profissionais da Faec, diretrizes da cultura serão apresentadas a secretários do Governo Municipal.

O Fórum Permanente de Cultura de Araguari (FPC Araguari) apresenta na próxima sexta-feira (14) as propostas do setor Cultural para o Plano Diretor do Município. O momento, aberto a sociedade civil, acontecerá a partir das 18h30, no Teatro Odette (avenida Nicolau Dorázio, 359). O plano foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho formado por voluntários do Fórum, membros do Conselho Municipal de Cultura e profissionais da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), têm como diretriz única à criação, desenvolvimento e implantação de um Sistema Municipal de Cultura. Mais cedo, no mesmo dia, as propostas serão entregues aos secretários municipais de Administração, Planejamento, Fazenda, Governo e Procuradoria do Município.
“Por meio desse Sistema será possível desenvolver a cultura no município de maneira abrangente seguindo todas as frentes de trabalho pertinentes à FAEC; Gestão Organizacional e Promoção Cultural; Preservação do Patrimônio Histórico Cultural; Garantias das Infraestruturas para Cultura e Incentivo e Promoção Cultural”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Diogo Machado Cunha e Sousa.
Entre as ações definidas no Plano para Cultura estão à atualização da Estrutura Organizacional da FAEC, bem como a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos profissionais do setor da Cultura do Município e a aquisição do restante do complexo da Rede Ferroviária Federal, transformando-o em centro histórico, conciliando com a atividade administrativa municipal.
Para o voluntário do Fórum Permanente de Cultura e fotógrafo, Henrique Vieira, a expectativa é grande para que o governo atual acate as sugestões e execute o que foi formulado pelo setor cultural nesse Grupo de Trabalho. “Tive a oportunidade de participar das reuniões de revisão do Plano Diretor há 10 anos, e as nossas deliberações não foram seguidas pelos governos. Mais uma vez estamos tendo a oportunidade de contribuir para o Plano Diretor da nossa cidade, a nossa expectativa é que, principalmente, na Cultura, as nossas sugestões sejam seguidas pelo atual governo e os próximos que virão”, afirmou Vieira.
O Grupo de Trabalho se reuniu durante os últimos 20 dias e executou a formulação da proposta que, conforme informaram, condiz com a realidade do município, a necessidade da classe e as potencialidades de toda a cadeia produtiva de cultura local. No encontro desta sexta (14) ainda está confirmada a presença do Deputado Federal eleito, José Vitor de Rezende Aguiar. O Deputado Estadual eleito, Raul José de Belém, foi convidado, porém informou já ter compromissos agendados para a data da reunião.

Força tarefa se une para reestruturar FAEC
Com objetivo de reestruturar a FAEC, de maneira eficiente, e garantir a retomada da cultura de Araguari e a preservação dos bens históricos materiais e imateriais da cidade, o FPC Araguari vem se mobilizando para garantir o diálogo e atingir esses princípios. Ao lado do Conselho Municipal de Cultura, da FAEC e de secretarias estratégicas da Administração Municipal, ações vem sendo promovidas desde a Virada Cidadã, realizada pelo FPC Araguari em setembro deste ano.
O primeiro encontro, em outubro, reuniu as Secretarias de Fazenda (José Ricardo), Planejamento (Marlos Fernandes), Administração (Thereza Cristina), Governo (Levi Siqueira), Procuradoria (Leonardo Oliveira) e presidente interino da FAEC (Rogério Muniz), e um grupo de trabalho foi proposto para regularizar a gestão da Fundação e as problemáticas apontadas pelo Fórum durante a Virada Cidadã. “Além de uma dívida da Administração Municipal para com o Fundo de Patrimônio Histórico e Fundo Municipal de Cultura, correspondente a mais de R$ 1 milhão, levantamos as inconsistências relacionadas ao comportamento da administração municipal e a ausência de um plano de governo para cultura”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Diogo Machado Cunha e Sousa.
Conforme ele informou, após o evento houve uma forte mobilização do secretário de Fazenda para realização dessas reuniões em busca de regularizar a situação cultural do município. “O aspecto principal que diagnosticamos não foi a ausência dos recursos, que são essenciais para a manutenção das atividades de fomento da FAEC, mas sim a falha na gestão, a ineficiência e os problemas estruturais da FAEC. Nosso intuito não é fazer cobranças e apontar o dedo aos responsáveis pelos desmandos que ocorreram, mas sim ajudar com as diversas experiências e perfis do Fórum e do Conselho na reestruturação da Fundação”, disse Sousa, que também é voluntário no Fórum de Cultura.

Voluntários do Fórum se reuniram em outubro
No mês outubro, os voluntários do Fórum participaram do 1º Encontro Bimestral do Fórum Permanente de Cultura de Araguari e estabeleceram quando foram apresentados os resultados dos trabalhos dos Conselhos Municipais de Cultura e de Patrimônio Histórico e debatidas ações do Fórum junto ao grupo de trabalho para reorganização da FAEC com uma estrutura técnica qualificada. A divulgação e estratégia de mobilização da sociedade para recolher assinaturas do abaixo assinado feito pelo Fórum na Virada Cidadã também foram debatidos. O abaixo assinado encontra-se no site Petição Pública e pode ser assinado em https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=FPCAraguari.
Todos os interessados no desenvolvimento cultural da cidade estão convidados a participar do Fórum Permanente de Cultura de Araguari, por meio de um trabalho voluntário. O próximo encontro dos voluntários do Fórum será neste dia 14 de dezembro. Para mais informações, acesse: www.facebook.com/fpcaraguari ou www.instagram.com/fpcaraguari.

Conheça o Fórum
O Fórum Permanente de Cultura de Araguari é um movimento da sociedade civil, não-governamental, democrático e popular que, por meio do debate, informa, analisa e propõe ações para o fomento de Políticas Públicas Municipais de Cultura para Araguari. Faz isso por meio de reuniões e encontros periódicos com o setor cultural e a sociedade, assim como articulações e ações de voluntários para o alcance dos objetivos planejados.
“O Fórum é um instrumento criado para servir à cidade com a atuação de cidadãos que buscam um objetivo comum: atuar continuamente como um movimento social representativo, plural e participativo, em prol do desenvolvimento cultural da nossa cidade”, afirma Chayene Cotrin, voluntária do Fórum. Para Lilian Salgado, voluntária do Fórum, “a sociedade tem que ser capaz de realizar o seu papel por meio de um Conselho Municipal de Cultura representativo, participativo e atuante, assim como pela atuação como cidadão. Ser mais um no Fórum Permanente de Cultura é exercer essa cidadania”, enfatiza Lilian. “Quando se mobilizou pela primeira vez em 2004 com o envolvimento de mais de 100 pessoas alcançou um grande feito que foi a criação da lei e estruturação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC)”, conta Marco Aurélio Querubim, voluntário desde a criação do Fórum.

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos