Grupo EMCANTAR integra ações de combate ao trabalho infantil em Araguari (MG)

Grupo EMCANTAR integra ações de combate ao trabalho infantil em Araguari (MG)

Escolas da cidade receberam nesta semana palestras e o espetáculo ‘Sarau’. Diga Não ao Trabalho Infantil! Esse é o tema de uma série de atividades que tiveram início neste mês de agosto em Araguari (MG). A cidade ocupa atualmente a 23ª posição no ranking das cidades brasileiras que utilizam trabalho infantil. Diante disso, entre os

Escolas da cidade receberam nesta semana palestras e o espetáculo ‘Sarau’.

Diga Não ao Trabalho Infantil! Esse é o tema de uma série de atividades que tiveram início neste mês de agosto em Araguari (MG). A cidade ocupa atualmente a 23ª posição no ranking das cidades brasileiras que utilizam trabalho infantil.
Diante disso, entre os dias 01 e 08 de Agosto, a Secretaria de Trabalho e Ação Social do município iniciou um ciclo de palestras em escolas públicas com o intuito de identificar locais onde o trabalho infantil acontece e também de conscientização com vistas à erradicação.
As palestras envolveram cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes e profissionais da área de Educação, e foram encerradas com a apresentação do espetáculo ‘Sarau’ do Grupo EMCANTAR.
Com foco em canções populares e brincadeiras, o espetáculo defende a infância como tempo de brincar, de aprendizado e convivência, reforçando a ideia de que criança não trabalha. O repertório alegre e lúdico também denota a importância de promover a cultura do brincar para a infância e adolescência, garantindo aos meninos e meninas seus direitos e deveres conquistados.
“Desde 1996, o Grupo EMCANTAR trabalha com a infância e pela infância. Para as crianças, buscamos criar espaços para o incentivo ao desenvolvimento pessoal, social e cognitivo em nossas oficinas, espetáculos e produtos. Aos adultos, reforçamos o convite para o cuidado com a infância e a adolescência, para assim formarmos redes de proteção a essas fases da vida. Por isso, fez todo sentido estarmos junto com a Secretaria de Trabalho e Ação Social nessa iniciativa e foi surpreendente presenciar o efeito positivo desse projeto nas escolas por onde passamos”, comentou Maíra Ávila, artista e coordenadora de comunicação do Grupo EMCANTAR.
Segundo a Secretária Municipal, Eunice Mendes, as ações iniciais de combate ao trabalho infantil foram bem sucedidas e terão continuidade. “Fechamos as primeiras ações com chave de ouro através da parceria com o Grupo EMCANTAR, que encantou a todos com músicas que nos remetem à infância e reforçam o tema do nosso projeto”, disse.
As ações de combate ao trabalho infantil em Araguari preveem ainda concurso de desenho e redação nas escolas, e a realização de um fórum sobre o assunto.

Conheça as escolas que receberam a ação nesta semana:
– E.E. Cel Lindolfo Rodrigues da Cunha (Distrito de Piracaíba)
– E.E. Artur Bernardes (Distrito de Amanhece)
– C.E.M. Rosa Mameri Rade (Zona Rural / Alto São João)
– E.E. Raul Soares (Centro)
– E.E. Madre Maria Blandina (Bairro Industrial)
– E.E. José Carneiro da Cunha (Bairro São Sebastião)

Mais sobre EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Sua atuação se divide em duas frentes: Grupo artístico EMCANTAR; e EMCANTAR Social.
Em 20 anos de história, o Grupo Artístico EMCANTAR já realizou mais de 800 apresentações, incluindo passagem por Washington (EUA), já tendo atingido um público de cerca de 300 mil espectadores, com 18 mil produtos distribuídos, e seis álbuns lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família. Neste ano, o Grupo passa a contar com o patrocínio da empresa de soluções tecnológicas, Adaptive.
Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública. As atividades envolvem música, teatro, literatura, audiovisual e brincadeiras da cultura popular. O resultado são sete livros de autoria coletiva publicados, dois DVDs com produções audiovisuais, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como: Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL Araguari, dentre outros. Para saber mais, acesse: http://www.emcantar.org

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos