Mostra de Investigações Teatrais acontecerá de 07 a 16 de dezembro em Uberlândia

Mostra de Investigações Teatrais acontecerá de 07 a 16 de dezembro em Uberlândia

Apresentações são resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano com alunos da Escola de Teatro e Núcleo Jovem da Trupe de Truões. Contribuição para entrada na Mostra é espontânea.

Apresentações são resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano com alunos da Escola de Teatro e Núcleo Jovem da Trupe de Truões. Contribuição para entrada na Mostra é espontânea.

A Mostra de Investigações Teatrais da Escola de Teatro Trupe de Truões é uma ação de compartilhamento artístico dos alunos com a comunidade. Ao todo, serão nove apresentações entre os dias 07 e 16 de dezembro que acontecerão no Ponto dos Truões, na Av. Ana Godoy de Souza, nº 381, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia. Além disso, após cada apresentação, será realizada uma roda de conversa sobre o trabalho. A contribuição para entrada na Mostra é espontânea, e o evento conta com o patrocínio do Instituto Algar.
A Escola de Teatro Trupe de Truões foi criada em 2010 para oferecer aulas de teatro no formato de cursos livres, de caráter não profissionalizante, para um público com idade a partir de seis anos. Segundo o responsável pela Escola e pela Mostra, Ronan Vaz, as aulas visam desenvolver habilidades, como: autoconfiança, segurança, agilidade, concentração, coordenação e a capacidade de transformar ideias em realizações concretas. “Elas atendem tanto os indivíduos que buscam a iniciação, aqueles que já possuem experiência e querem aprimorar sua prática artística, como também os profissionais de qualquer área de atuação que desejam melhorar seu desempenho. O conhecimento construído através da prática teatral promove o desencadeamento da criatividade e desperta habilidades importantes e necessárias para o profissional de qualquer área, pois desenvolve faculdades humanas úteis para o crescimento individual e, consequentemente, coletivo”, reflete.
As inscrições para as aulas do semestre que vem já estão abertas. Interessados devem entrar em contato através do telefone (34) 3237-9440.

Núcleo Jovem
Além disso, durante a Mostra, haverá a estreia do espetáculo ‘Casa de memórias: como é estar lá’, do Núcleo Jovem da Trupe de Truões. O Núcleo dá continuidade ao eixo central do projeto Ponto de Cultura Ensino Encena configurando-se como um local de encontro e pesquisa da linguagem do teatro direcionado para jovens de escola pública com idade entre 14 e 18 anos. Caracteriza-se como uma oficina de iniciação teatral com duração aproximada de oito meses. Durante esse período os jovens investigam e experimentam vários aspectos do teatro, desde expressão corporal a jogos dramáticos e de interpretação, objetivando a montagem de um espetáculo. Este ano foi coordenado pela atriz e professora, Amanda Barbosa, que junto com os jovens desenvolveu uma pesquisa sobre os transtornos psíquicos, realizando um mergulho nas relações cotidianas que nem sempre conseguimos debater. “Casa de memórias: como é estar lá” invade o subconsciente e dialoga com as mazelas presentes na memória. Esse ano o núcleo contou com o patrocínio do Instituto Algar através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Confira a programação da Mostra:

Nome do trabalho Turma Dia Horário
Casa de memórias: como é estar lá Núcleo Jovem 07/12 20h
08/12 19h
É guerra! Turma Adolescente Iniciante 09/12 09h
Nossos jogos favoritos Turma Crianças 09/12 09h30
Dois Amores e Um Bicho Turma Adolescente Intermediária 09/12 10h00
Onde estivestes de noite? Núcleo de Experimentações Cênicas 14/12 20h
Brasil: 2022 Turma Adultos 1 15/12 19h
Cadê o quintal que estava aqui? Turma Crianças (Projeto SMC) 16/12 09h
Estamos Montando Romeu e Julieta Turma Adolescentes – IFVC 16/12 10h
 SOBRE CADA ESPETÁCULOS:

 CASA DE MEMÓRIAS: COMO É ESTAR LÁ

SINOPSE

Um mergulho nos transtornos psíquicos que habitam nossa mente, um mergulho nas relações cotidianas que nem sempre conseguimos debater. “Casa de memórias: como é estar lá” invade o subconsciente e dialoga com as mazelas presentes na memória. Sempre falamos muito sobre hospícios, a casa onde só os loucos habitam, até temos certo receio em falar sobre isso.  Muitas pessoas criticam ou sentem medo deles e do local de vivência. Existe motivo para sentir isso? Os transtornados realmente são ruins como acreditamos ser? Tudo isso realmente é como nós pensamos?

É GUERRA!

SINOPSE

Guerra, substantivo feminino. Luta armada entre nações, entre partidos de uma mesma nacionalidade ou etnias diferentes. Qualquer combate com ou sem armas. Combate. Peleja. Conflito. Disputa acirrada. Hostilidade. Vamos falar de GUERRA

NOSSOS JOGOS FAVORITOS!

SINOPSE

Explorando diversas referências e reinventado experiências o trabalho a ser compartilhado busca deixar viva a forma inédita com que nos reinventamos a cada momento: sempre presente nas crianças.

DOIS AMORES E UM BICHO

SINOPSE

Uma família numa mesa de jantar, uma família em visita ao zoológico, uma família relembra seu passado, a prisão do pai por ter matado o próprio cachorro por mera ignorância. Um acerto de contas entre expectativas familiares, as pressões sociais e a selvageria. Um pequeno resumo do mundo

ONDE ESTIVESTES DE NOITE?

Roteiro livremente inspirado pelo conto homônimo de Clarice Lispector.

Fragmento de “A voz na Escuridão”, de Matei Visniec.

Canções: As coisas deveriam morrer (Cia do Latão); Samba da Utopia (Jonathan Silva).

SINOPSE

A vizinhança sempre se mostra gentil e amável dissimulando o ódio que possui de tudo aquilo que é diferente.  O público (nosso outro vizinho) é convidado a presenciar um ritual de desmascaramento, onde um ser Deus-Deusa obriga a todos revelarem seus íntimos de mesquinharias e fragilidades.

BRASIL: 2022

SINOPSE

Brasil, ano de 2022. Entra no ar o programa “Ame-o ou Deixe-o”, um entretenimento televisivo “nacionalista” destinado a família tradicional brasileira.

CADÊ O QUINTAL QUE ESTAVA AQUI?

SINOPSE

“No reino do Vale das Nuvens, contam a lenda de um portal capaz de realizar todos os desejos de quem o abrir. A realeza daquele lugar procurou o portal durante vários séculos… Até, finalmente, encontrar.” Entre uma brincadeira e outra, amizades de quintal brincam de contar um pouco mais sobre essa lenda. Ali, no seu quintal de cada dia, as crianças descobrem uma maneira teatral de se relacionar com os jogos e, cada uma do seu jeito, se ajeitam numa história de reinos, monstros e magia.

ESTAMOS MONTANDO ROMEU E JULIETA

SINOPSE

A história é a seguinte: um grupo de jovens decide montar o texto Romeu e Julieta de William Shakespeare. A plateia assistirá “o teatro dentro do teatro” e ficará a par dos bastidores da criação de um espetáculo teatral.

 

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos