Reiki: “um método misterioso para se convidar à felicidade”

Reiki: “um método misterioso para se convidar à felicidade”

Após tempos de desconhecimento e preconceito, a terapia é atualmente reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde - e está entre os procedimentos adotados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Após tempos de desconhecimento e preconceito, a terapia é atualmente reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde – e está entre os procedimentos adotados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

A filosofia e importância prática do Reiki vem conquistando cada vez mais respeito e reconhecimento das pessoas e órgãos de saúde pública.
Apesar de ter sido criado em 1922 pelo monge budista japonês, Mikao Usui, a OMS – Organização Mundial da Saúde – reconheceu o Reiki há apenas uma década, e agora, há pouco mais de um ano, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria 849, incluindo-o como uma prática integrativa na “Tabela de Procedimentos” oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”.

O que isso significa?
“Que cada vez mais pessoas estão saindo do desconhecimento e podendo aproveitar os benefícios do Reiki”, responde a massoterapeuta, Francine Rezende, responsável pelo Caminho Zhi – Terapias Integradas que, além do Reiki oferece diversas outras práticas de saúde e bem-estar.
Segundo ela, algumas pessoas não acreditam nos benefícios do Reiki, porque é um processo de imposição de mãos. “O desconhecimento gera muitas vezes um preconceito equivocado de que o Reiki está vinculado à uma religião. E não está”, afirma Francine.

O que é o Reiki então?
O Reiki é um método que faz parte do sistema tradicional japonês, e objetiva a cura natural, o desenvolvimento pessoal e harmonização do corpo, da mente e das emoções.
Rei é a energia cósmica, universal, essa grande energia que funciona construindo tudo no mundo. ki é a nossa energia vital, pessoal, biológica, fisiológica, de todos os corpos eletromagnéticos. Reiki, portanto, nada mais é do que um processo que tenta sintonizar essas duas energias através da imposição de mãos do reikiano (pessoa habilitada para aplicar o Reiki), cujo corpo passa a ser um grande dínamo ou uma grande bateria administradora de toda essa energia no momento da imposição de suas mãos sobre o corpo de quem está recebendo a prática.
“Como tudo na natureza, somos feitos de energia, uma energia que pode ser movimentada em direção ao bom funcionamento de todo nosso corpo, físico ou emocional”, ressalta a reikiana, que passou por um curso de formação em Massoterapia Japonesa, em Goiânia (GO), onde o Reiki já vem sendo praticado em hospitais há bastante tempo e é reconhecido como uma técnica efetiva de cura.
“O Reiki atua nos centros de energia (chakras), chegando ao nosso sistema endócrino, às nossas glândulas. É uma terapia muito ampla que pode ser aplicada em qualquer circunstância. Não existe contraindicação. Pode ser aplicada para tratar o lado emocional, por exemplo, em uma pessoa com depressão, que está se sentindo frustrada, perdida, confusa, ou o lado físico: é muito utilizada para tratar enxaquecas, dores no corpo, fibromialgia, bursite, etc”, exemplifica Francine.
Peter Peixoto Cristaldo é arquiteto e há quatro meses vem experimentando o Reiki. Ele conta que no momento da aplicação a sensação física é forte. “Sinto uma movimentação intensa no local, como se meus músculos e células estivessem em movimento mesmo. Além disso, a sensação psíquica é muito interessante, é de relaxamento, de comunhão com algo maior, a gente entra em um estado meditativo, me ajuda a deligar do estresse da rotina e também alivia dores que, porventura, eu esteja sentido, como dor de cabeça, de estômago, na coluna, etc”, compartilha Peter.

Sobre o Caminho Zhi
Caminho Zhi – Terapias Integradas é um espaço de tratamento do corpo e sua relação com as emoções. Um espaço criado para quem anseia por uma vida mais harmoniosa e acredita na integralidade do corpo, mente e alma. As técnicas oferecidas pelo espaço hoje são: Shiatsu, Reflexologia, Pedras Quentes, Ventosaterapia, Massagem Relaxante, Alongamentos da Tai Massage, e Argiloterapia. Todas as técnicas são utilizadas de forma integrada e específica para cada pessoa de acordo com seus sintomas e queixas. Contatos: (34) 9.8831-7238.

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos