Sistema industrializado garante produtividade no canteiro de obras

Sistema industrializado garante produtividade no canteiro de obras

Em Uberlândia (MG), mais de mil casas estão sendo construídas com técnicas e práticas que garantem incremento de produtividade em mais de 20%. O cenário desafiador da construção civil no Brasil – que de um lado apresenta oferta de crédito imobiliário e, de outro, escassez de mão-de-obra, dificuldade de entrega de materiais e condições climáticas

Em Uberlândia (MG), mais de mil casas estão sendo construídas com técnicas e práticas que garantem incremento de produtividade em mais de 20%.

O cenário desafiador da construção civil no Brasil – que de um lado apresenta oferta de crédito imobiliário e, de outro, escassez de mão-de-obra, dificuldade de entrega de materiais e condições climáticas adversas -, levou a construtora uberlandense, PDCA ENGENHARIA, a rever práticas e técnicas em busca de maior produtividade.
“Nossa meta é fazer cada vez mais com equipes enxutas e alto desempenho. Por isso, levantamos um histórico de produtividade, medindo as produções de cada serviço, em cada obra das mais de 20 cidades onde atuamos”, conta o gerente de engenharia da PDCA, Antônio Carlos Tibúrcio.

Depois de identificar os gargalos de produção, ele conta que a empresa buscou:

  • melhoria na qualidade dos projetos de forma que a execução fosse mais automática;
  • ferramentas mais adequadas para os trabalhadores;
  • qualificação da mão-de-obra com treinamentos intensivos;
  • novo processo construtivo: ‘Tecnologia de Paredes de Concreto’, em substituição à alvenaria.

“Desse modo, com a produção remodelada, o canteiro de obra deixou de ser um ambiente hostil para se tornar mais atrativo para quem nunca trabalhou em construção civil, inclusive com a entrada da mão de obra feminina, e a PDCA ENGENHARIA conquistou um incremento real de produtividade de mais de 20% em um ano, considerando-se o mesmo número de trabalhadores”, afirma Tibúrcio.

Tecnologia de Paredes de Concreto permite redução do tempo de obra
Em Uberlândia (MG), a PDCA ENGENHARIA está construindo, através da Tecnologia de Paredes de Concreto, mais de mil casas populares que irão compor o Residencial Monte Hebron, no setor oeste da cidade.
Destas, 31 residências serão adaptadas para portadores de necessidades especiais.
Além disso, a empresa irá construir na região uma Unidade Básica de Saúde Tipo II, uma Creche Pró-Infância Tipo B e área de recreação, com pistas de skate, quadra de vôlei, peteca, playground e praças.
De acordo com o gerente de engenharia da PDCA, no processo tradicional de construção, a obra duraria 24 meses. “Com o sistema industrializado, ‘Tecnologia de Paredes de Concreto’, estamos trabalhando com cronograma de obra reduzido para 12 meses”, informa Tibúrcio.

Ganho em produtividade da empresa ao longo dos últimos anos:

Gráficos Sistema industrializado

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos