Trabalho conjunto gera renda para catadores em Uberlândia (MG)

Trabalho conjunto gera renda para catadores em Uberlândia (MG)

Sustentabilidade é um dos princípios do Programa Cultura da Cooperação, fruto de parceria entre Fundação Alphaville e outras associações.

Sustentabilidade é um dos princípios do Programa Cultura da Cooperação

Há 11 anos, Cleomildo Martins, mais conhecido como Zeca da ACOPPMAR, deixava as ruas de Uberlândia (MG) e as drogas para trilhar um caminho que reciclaria não somente materiais (como papel, plástico, metal e vidro), mas sua própria vida e a de várias outras pessoas também.
Quando conheceu Larissa Martins, atual esposa e filha do Pastor Claudemir, fundador da ACOPPPMAR – Associação dos Coletores de Plásticos, Pet, PVC e outros materiais recicláveis – Zeca jamais imaginaria que hoje estaria liderando a associação responsável por gerar renda para 35 famílias da cidade.
“Na época, o Pastor Claudemir mantinha com dificuldades uma casa de recuperação na cidade. Foi então que tivemos a ideia da reciclagem. Ficávamos até duas horas da madrugada recolhendo materiais no centro da cidade para ajudar no sustento da instituição. Foi assim que nasceu a ACOPPPMAR”, conta Zeca.

Parceria com Fundação Alphaville impulsiona trabalho das associações
Há cerca de dois anos, a ACOPPPMAR, assim como outras quatro associações de catadores de materiais recicláveis de Uberlândia, ganhou novo fôlego por meio do Programa Cultura da Cooperação, uma iniciativa da Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios), em parceria com Sebrae-MG e Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia).
“Nosso objetivo é fortalecer a capacidade das associações de agir coletivamente e, ao mesmo tempo, transmitir-lhes noções de gestão, para que possam criar estruturas capazes de potencializar os resultados de suas atividades”, explica Nilza Galter, coordenadora de projetos da Fundação Alphaville na região Sudeste.
E muita coisa evolui de lá pra cá… Uma das grandes conquistas do Programa foi o aumento da produção de materiais e a consequente venda direta para uma multinacional. “Sem a necessidade do atravessador, que era quem fazia o transporte e envio das garrafas PET antes da união dos grupos, os materiais passaram a ter mais valor, gerando aumento na renda das famílias”, conta a coordenadora.
Zeca da ACOPPMAR destaca também a busca por novas parcerias entre os principais ensinamentos do Programa, e do qual decorre agora o surgimento de uma nova cooperativa presidida por ele em Caldas Novas (GO), a COCALDAS – Cooperativa de Catadores Organizada de Caldas Novas – que com apenas dois meses de existência já conta com 12 colaboradores.
“Foi através do Programa que surgiu a possibilidade de iniciar um trabalho de reciclagem na cidade de Rio Quente, distrito de Caldas Novas. “A COCALDAS não só vai gerar renda para muitas famílias como também vai beneficiar o município com a destinação correta de boa parte dos resíduos produzidos ali, colaborando também para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do Planeta”, acrescenta Zeca.

Mais sobre a Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios) pautada na convivência entre todos os envolvidos. Está presente em 23 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação. Em 16 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 400 mil pessoas, por meio de seus mais de 210 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos