Uberlândia recebe mostra itinerante de vídeos produzidos por crianças e adolescentes

Uberlândia recebe mostra itinerante de vídeos produzidos por crianças e adolescentes

Com entrada franca, exibição dos filmes contempla escolas e espaços públicos. Confira datas e locais!

Com entrada franca, exibição dos filmes contempla escolas e espaços públicos. Confira datas e locais!

A partir de quinta-feira (16/11), Uberlândia recebe uma mostra muito especial de sete curtas-metragens, produzidos ao longo deste ano por 120 crianças e adolescentes de 08 a 16 anos que vivem na região leste da cidade, nos bairros Alvorada, Morumbi, Joana Darc, Dom Almir, Celebridade, Prosperidade, São Francisco, Jardim Ipanema, Jardim Sucupira e Aclimação.
Os filmes foram desenvolvidos por meio do Projeto CineOLHAR, coordenado pela cineasta e educadora Aline Miguel. “Nosso objetivo é dar oportunidade de acesso à arte e à cultura para essas crianças e adolescentes através da vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual”, explica Aline.
Ao longo das oficinas semanais e gratuitas que acontecem no Clube Cesag, no bairro Alvorada, os participantes do Projeto têm acesso não só à teoria, mas especialmente à prática do cinema. “São eles quem fazem tudo, desde o levantamento e discussão de ideias para criação de roteiros, divisão de funções, cenário, figurinos, gravações, edições… E até mesmo a distribuição do filme foi pensada por eles: como construir a Mostra Itinerante para fazer os filmes serem vistos pelas pessoas”, conta a coordenadora.

Mais que Cinema, transformação de vida!
A expectativa dos participantes para a Mostra é grande. “Eu tô bem animado para a Mostra. Todos estão muito ansiosos, mas é algo bom. A gente tá muito feliz de poder levar nosso trabalho para vários lugares”, compartilha Otávio Augusto de 13 anos, que desempenhou diversos papéis como ator, cinegrafista, iluminador e roteirista nos curtas produzidos, e para quem essa oportunidade tem muitos significados. “Eu sempre fui muito tímido, e nas oficinas aprendi a me soltar. Hoje em dia uma das coisas que eu mais gosto de fazer é atuar”, afirma.
O projeto CineOLHAR é realizado pela cineasta Aline Miguel em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais. ok
Todos os eventos para apresentação da Mostra Itinerante de Vídeos CineOLHAR são abertos ao público e tem entrada franca. “Contamos com a presença de todos para prestigiarem o trabalho dessa garotada que merece nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo de todo o ano”, convida Aline Miguel.

Confira datas e locais da Mostra CineOLHAR:
16/11 – 9h – E.E. Juscelino Kubitschek – Pç. Durval Gomes Xavier, 275 – Aclimação
16/11 – 14h30 / 15h / 16h – E.E. Lourdes de Carvalho – R. Gentil Cardoso de Paula, 10 – Alvorada
17/11 – 19h30 – Oficina Cultural – Pç. Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
28/11 – 15h30 – ONG Ação Moradia – R. Canoas, 181 – Morumbi
02/12 – 15h – Alvorada Cultural – R. Maria Augusta de Morais, 04 – Alvorada
Informações: 34 3216-6146

Michele Borges
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos