Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção é lançado em Uberlândia

Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção é lançado em Uberlândia

Evento gratuito acontecerá dia 13 de maio às 18h30 na Casa da Cultura, e contará com show de Luiz Salgado. A princípio, você pensa que é um livro de fotografia, depois percebe que é também de poesia, e mais adiante entende que é, na verdade, um convite à filosofia, ou melhor dizendo, à uma boa

Evento gratuito acontecerá dia 13 de maio às 18h30 na Casa da Cultura, e contará com show de Luiz Salgado.

A princípio, você pensa que é um livro de fotografia, depois percebe que é também de poesia, e mais adiante entende que é, na verdade, um convite à filosofia, ou melhor dizendo, à uma boa prosa.

Nos últimos 10 anos, desde que concluiu a graduação e mestrado na Universidade Federal de Uberlândia, a idealizadora do projeto ‘Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção’, Silvia Sant’Ana, realizou mais de 50 encontros, através de outros projetos, como o ‘Filosofandoagora’ e ‘Arte pra Sabê’, por meio dos quais mais de mil pessoas foram impactadas pelo simples ato de se reunirem para ouvir e falar.

“O ato de conversar é o que nos torna humanos. Quando a conversa é doce e, ao mesmo tempo, profunda, ainda que reflexiva, ainda que expondo verdades substanciais, ainda que contrariando nossos pontos de vista, gostamos disso, porque essa provocação saudável é o que eleva a nossa consciência”, afirma Silvia.

O início das ações e motivações da autora – que lança seu primeiro livro no dia 13 de maio às 18h30 na Casa da Cultura em Uberlândia – começou com a intenção de querer simplesmente reunir pessoas; uma vontade de conversar sobre temas existenciais, políticos e filosóficos; um impulso imperativo de quem almeja difundir a filosofia através do compartilhar de ideias.

“Em nossa cultura a divulgação e o próprio ato de filosofar não é nada cultivado pela maioria da população. Então, para nós, o acontecimento mais importante nesses encontros era poder nos alegrar com o número de participantes, além da conversa calorosa, animada e potente que sempre acontecia. Os finais dos encontros eram marcados por aquela sensação de “quero mais”; “precisamos fazer mais isso”; “como é bom conversar”; “estamos saindo desses momentos mais nutridos”, recorda Silvia.

Para além desses encontros, alguns anos depois, a autora mergulhou num processo profundo de autodescoberta, realizando estudos sobre Yoga, filosofia oriental, meditação, práticas contemplativas, pequenos retiros, experiências com fotografia, viagens e muitas leituras. Uma espécie de “entrada na toca do coelho” para um encontro consigo mesma que teve seu ápice no isolamento da pandemia do Coronavírus.

No isolamento da pandemia, nascia um novo Ciclo

A experiência de isolamento provocada pela pandemia fez com que Silvia desengavetasse um antigo sonho. Num quintal pequeno, em meio à plantas, terra, ar, sol, uma árvore frutífera e nada mais além do seu próprio corpo, a nossa “filósofa de jardim”, que assim passou a se reconhecer e designar, entendeu que o sagrado está dentro de nós.

“Nossa casa, nosso corpo, coração e um punhado de terra fértil são suficientes para se constituir num espaço sagrado. Não sendo preciso ir longe, podemos reconhecer em nosso foro íntimo o Mistério que habita todos os cantos desse multiverso. Um pequeno jardim pode ser um espaço primoroso para se pensar, filosofar e refletir a partir do contato com o mundo natural, assim como faziam os primeiros filósofos”, diz Silvia.

E assim, nasceu a obra “Ciclo — Uma Poética dos Sentidos e da Percepção” que traz fotografias de um ciclo de uma jabuticabeira (do quintal de Silvia) que lhe serviu de inspiração para pensar, metaforicamente, a vida humana em todas as suas estações.

“O livro é, então, um convite para que o leitor possa se inspirar e fazer um retorno ao que realmente importa: encontrar-se consigo mesmo em momentos de pausa, contemplação, repouso do corpo e da alma. Exatamente a experiência que vivenciei sem ter tido um “ano sabático” ou peregrinado pelo caminho de Santiago de Compostela. Desejo que ele possa inspirar também a jornada de autodescoberta de outras pessoas, e aproveito para convidar quem se interessar para o evento de lançamento do livro, onde com certeza teremos ótimas conversas”, convida Silvia.

O ‘Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção’ está sendo viabilizado pelo PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.

 

[SERVIÇO]

LANÇAMENTO DO LIVRO: CICLO – UMA POÉTICA DOS SENTIDOS E DA PERCEPÇÃO – COM SHOW DE LUIZ SALGADO

DIA 13 DE MAIO ÀS 18H30 NA CASA DA CULTURA – PRAÇA CEL. CARNEIRO, 89 – FUNDINHO, UBERLÂNDIA (MG)

ENTRADA FRANCA! SAIBA MAIS: WWW.CICLOPOETICA.COM.BR

 

 [INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA]

Michele Borges I 34 99630-8242 I michele@cicloassessoria.com

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos