Projeto CineOLHAR realiza live gratuita sobre técnicas e mercado de animação

Projeto CineOLHAR realiza live gratuita sobre técnicas e mercado de animação

Evento online acontecerá nesta quinta (17/02) às 15h no canal CineOLHAR no YouTube.   CineOLHAR é um projeto de formação em audiovisual que tem o objetivo de promover a inclusão social e cultural, por meio da vivência da arte através das novas mídias, em atividades gratuitas oferecidas semanalmente para crianças e adolescentes de 06 a

Evento online acontecerá nesta quinta (17/02) às 15h no canal CineOLHAR no YouTube.

 

CineOLHAR é um projeto de formação em audiovisual que tem o objetivo de promover a inclusão social e cultural, por meio da vivência da arte através das novas mídias, em atividades gratuitas oferecidas semanalmente para crianças e adolescentes de 06 a 16 anos.

O projeto já beneficiou mais de 773 alunos da rede pública de ensino de Uberlândia, realizou 894 oficinas, totalizando mais de 1.400 horas de formação, produziu 60 curtas-metragens e 28 mostras de audiovisual abertas à comunidade.

Na próxima quinta-feira (17/02), o projeto vai oferecer uma live gratuita em seu canal no YouTube com o cineasta, Guilherme Lopes. O evento online tem o objetivo de enriquecer e incentivar a participação dos alunos, além de ampliar o acesso do conteúdo a quem mais se interessar.

Durante a live, Lopes, que é formado em engenharia de software, e autodidata nas áreas de arte e audiovisual com oito anos de ensino de conceitos em faculdade de Cinema, e
participação em projetos sociais de audiovisual para crianças, apresentará o cenário de animação no Brasil e no mercado internacional, incluindo suas principais tendências, técnicas e programas, em especial, o Programa Toon Boom.

Para Aline Miguel, cineasta que coordena o projeto CineOLHAR, o audiovisual tornou-se uma ferramenta muito importante para além da arte, tornou-se uma ferramenta pedagógica na área educacional, de interatividade no mercado de trabalho e reafirmou-se como uma das opções favoritas de entretenimento das pessoas.

“Esse boom do setor audiovisual é muito favorável para as crianças e adolescentes do Projeto CineOLHAR, que têm interesse pela Sétima Arte, e podem desenvolver uma carreira na área”, afirma.

Para a cineasta, que hoje possui grande experiência neste trabalho, os reflexos da presença de jovens na produção audiovisual tornam os vídeos mais dinâmicos e interativos.

“Os jovens trazem uma maneira própria de inovar na criação de conteúdo utilizando o audiovisual como principal ferramenta de interatividade virtual”, comenta.

Sobre as oportunidades de formação na área disponíveis na internet, Miguel diz que há muitas opções gratuitas, porém nem todas com qualidade pedagógica para aprendizagem, como a que o Projeto CineOLHAR oferece.

“O audiovisual exige experimentação e didática para tirar as ideias do papel e transformá-las em uma obra. Hoje, o Projeto CineOLHAR representa o crescente desejo das crianças e jovens pela arte e tecnologia, ao mesmo tempo: integrar a beleza do criar com as ferramentas tecnológicas para produzir imagens. CineOLHAR é uma forma de expressão moderna e atual das crianças e jovens participantes do projeto”, define.

Produções estão no canal Cine Olhar no YouTube

Muito material produzido coletivamente pelos participantes do projeto pode ser encontrado no canal Cine Olhar no YouTube.

“O projeto está a todo vapor na produção de vídeos pensados e planejados pelos participantes, para realização da nossa 28ª mostra virtual, que contará com 12 vídeos e 6 curtas-metragens. Recentemente, produzimos versões modernas de videocast e formas interativas de vídeo, repensamos gêneros clássicos como ficção, documentário, videoclipe e animação. Criamos formas de produção significativa para os jovens e crianças sentirem-se representados por meio da arte. Além disso, temos disponível no nosso canal workshops com profissionais renomados como Cristiano Barbosa, onde em breve estará também o workshop de animação com Guilherme Lopes”, informa Aline Miguel.

O Projeto CineOLHAR é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Programa Transforma e patrocínio do Instituto Algar.

Sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar – conectando pessoas às oportunidades.

SERVIÇO:

Live Técnicas e Mercado de Animação do Projeto CineOlhar com o cineasta Guilherme Lopes

Dia 17/02 (quinta-feira) às 15h

No canal Cine Olhar no YouTube: https://youtu.be/bWNI6mevp8Y.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Michele Borges / 34 9.9630-8242 / www.cicloassessoria.com

 

 

 

 

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos